O CENTRO EDUCACIONAL NOVO IDEAL norteia sua prática pedagógica na abordagem “crítico-social” que ressalta a importância de troca e diálogo entre todos. Considera que o processo de aprendizagem deve ser significativo para quem aprende e que os conteúdos abordados devem estar relacionados a experiências vividas, coerentes e úteis ao cotidiano do educando.
A escola valoriza os conhecimentos empíricos, os saberes do mundo e as noções de valores advindos do grupo social do educando e cria oportunidades para que este troque informações, promovendo, assim, a socialização, a verbalização e o diálogo.
O CENI julga ainda necessário e imprescindível reconhecer e considerar as diferenças entre os alunos, no tocante aos hábitos, costumes e valores adquiridos na família e/ou de onde eles advêm, sendo que isso se aplica ao professor, uma vez que ele também traz sua realidade de vida e um mundo, muitas vezes diferente daquele do educando.
Diante disso, para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica, o serviço de Coordenação Pedagógica gerencia as atividades de planejamento dos professores e/ou disciplinas. O trabalho desenvolvido pelos professores está contido nos documentos chamados de Projeto Pedagógico das turmas e planos de aula.
O CENI conta a PLATAFORMA COC, com livros integrados bimestrais e projetos escritos e desenvolvidos pelos professores e equipe pedagógica, além do Portal (que contempla atividades e material online para acesso, trabalhos em casa e acompanhamento familiar das atividades da apostila).
Augusto Cury coloca que "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência" e acreditando nisso, o Projeto Pedagógico das turmas e disciplinas e os planos de aula contemplam a análise dos seguintes aspectos, dentre outros:
I | - | diagnóstico da realidade escolar; | |
II | - | organização geral do estabelecimento no ano (séries e respectivos números de turmas); | |
III | - | especificação do tratamento didático adotado pelo estabelecimento, relacionando objetivos e conteúdos de cada disciplina, área de estudo ou atividade; | |
IV | - | planejamento de estudos de recuperação, progressão parcial e adaptação; | |
V | - | calendário escolar; | |
VI | - | programação de atividades dos serviços técnico-pedagógicos e técnico-administrativos e de apoio; | |
VII | - | avaliação do desempenho dos alunos; | |
VIII | - | utilização dos recursos do estabelecimento; | |
IX | - | mecanismo de controle e a avaliação do desenvolvimento do planejamento; | |
X | - | integração interdisciplinar; | |
XI | - | sondagem de aptidões e educação para o trabalho; | |
XII | - | participação das famílias dos alunos no processo de escolarização. |
O CENI objetiva possibilitar a visão globalizante do conhecimento e uma aprendizagem sólida e abrangente, baseada em princípios científicos e tecnológicos, desenvolvendo ainda o espírito de investigação, a consciência crítica, o relacionamento interpessoal e o senso de responsabilidade do aluno, como elementos de formação integral da sua personalidade e preparo para o exercício consciente da cidadania.