Facebook
> Área Pedagógica

O CENTRO EDUCACIONAL NOVO IDEAL norteia sua prática pedagógica na abordagem “crítico-social” que ressalta a importância de troca e diálogo entre todos. Considera que o processo de aprendizagem deve ser significativo para quem aprende e que os conteúdos abordados devem estar relacionados a experiências vividas, coerentes e úteis ao cotidiano do educando.

A escola valoriza os conhecimentos empíricos, os saberes do mundo e as noções de valores advindos do grupo social do educando e cria oportunidades para que este troque informações, promovendo, assim, a socialização, a verbalização e o diálogo.

O CENI julga ainda necessário e imprescindível reconhecer e considerar as diferenças entre os alunos, no tocante aos hábitos, costumes e valores adquiridos na família e/ou de onde eles advêm, sendo que isso se aplica ao professor, uma vez que ele também traz sua realidade de vida e um mundo, muitas vezes diferente daquele do educando.

Diante disso, para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica, o serviço de Coordenação Pedagógica gerencia as atividades de planejamento dos professores e/ou disciplinas. O trabalho desenvolvido pelos professores está contido nos documentos chamados de Projeto Pedagógico das turmas e planos de aula.

O CENI trabalha com o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO - SPE, contando com livros integrados bimestrais e projetos escritos e desenvolvidos pelos professores e equipe pedagógica, além do Portal Positivo (que contempla atividades e material online para acesso, trabalhos em casa e acompanhamento familiar das atividades da apostila).

Augusto Cury coloca que "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência" e acreditando nisso, o Projeto Pedagógico das turmas e disciplinas e os planos de aula contemplam  a análise dos seguintes aspectos, dentre outros:

  I - diagnóstico da realidade escolar;
  II - organização geral do estabelecimento no ano (séries e respectivos números de turmas);
  III - especificação do tratamento didático adotado pelo estabelecimento, relacionando objetivos e conteúdos de cada disciplina, área de estudo ou atividade;
  IV - planejamento de estudos de recuperação, progressão parcial e adaptação;
  V - calendário escolar;
  VI - programação de atividades dos serviços técnico-pedagógicos e técnico-administrativos e de apoio;
  VII - avaliação do desempenho dos alunos;
  VIII - utilização dos recursos do estabelecimento;
  IX - mecanismo de controle e a avaliação do desenvolvimento do planejamento;
  X - integração interdisciplinar;
  XI - sondagem de aptidões e educação para o trabalho;
  XII - participação das famílias dos alunos no processo de escolarização.

O CENI objetiva possibilitar a visão globalizante do conhecimento e uma aprendizagem sólida e abrangente, baseada em princípios científicos e tecnológicos, desenvolvendo ainda o espírito de investigação, a consciência crítica, o relacionamento interpessoal e o senso de responsabilidade do aluno, como elementos de formação integral da sua personalidade e preparo para o exercício consciente da cidadania.

Acesse o portal positivo
Cadastre-se e receba nossas novidades
Rua: Francisco Souza Filho, 50 • Centro • CEP 88230-000 • Canelinha • SC • (48) 3264-1527 Desenvolvido por Ydeal Tecnologia