É no Ensino Fundamental I, aos 5 ou 6 anos de idade, que a criança começa a aprender a ler, escrever e realizar operações matemáticas simples. Aos poucos ela vai formando as bases de conhecimento, que são a capacidade de interpretação e raciocínio, a facilidade para a leitura e a escrita. Uma vez que tudo isso é bem sedimentado, o aprendizado posterior (Ensino Fundamental II, Médio e Superior) é favorecido.
De acordo com estudos do pedagogo e pesquisador espanhol Juan Valls Juliá, especialista em neurologia e aprendizagem, quanto mais o cérebro for estimulado, mais conexões ele cria, aumentando a capacidade de aprendizado e memória.
O estímulo é feito através dos cinco sentidos: expondo a criança à música, leitura, sabores, cheiros e texturas. Tudo isso deve ser realizado sempre de forma lúdica (brincadeiras, jogos, teatro...), pois é a que dá melhor resultado na infância.
No CENI, além dos projetos trabalhados em sala de aula, bimestralmente, os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Educação Física, Artes, Filosofia, Robótica Educativa e Inglês, objetivando o desenvolvimento global e gradativo, de maneira lúdica, atraente e dinâmica para cada aluno.
O CENI também realiza contações de histórias e diversos tipos de apresentações culturais e de datas comemorativas, que estimulem o desenvolvimento corporal, afetivo e social de seus alunos.