Instagram
Facebook
> Notícias
foto
Projeto Nossa Cozinha Saudável
Projeto Nossa Cozinha Saudável  Nos dias 25 e 27 de outubro de 2023, a nutricionista Betina Laus de Brito desenvolveu com os alunos dos Anos Iniciais um bate papo sobre os tipos de açúcares, importância e malefícios em nossas vidas. O consumo excessivo de açúcar refinado no nosso dia a dia, aumenta as chances de doenças crônicas não transmissíveis, como: obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda que o limite do consumo diário não ultrapasse 25g para as crianças. Essa quantidade é facilmente extrapolada quando existe um alto consumo de alimentos industrializados.  A Nutri mostrou a quantidades de açúcar presente em alguns alimentos industrializados que os pequenos mais consomem. Com trocas de ideias e diálogo, nossos pequenos se  conscientizaram de que no dia a dia, ultrapassam a quantidade recomendada e que precisam diminuir esse consumo.    Vamos descascar mais e desembalar menos!  
foto
Aulas de biologia com o 9º ano
  Nas aulas de biologia, com o 9º ano, os alunos tiveram como tarefa criar jogos didáticos que envolvessem os assuntos abordados nas últimas aulas de genética.  A criação de jogos didáticos voltados para o ensino da genética tem como principal objetivo tornar esse campo da biologia mais acessível e envolvente para os estudantes. Ao utilizar a ludicidade e a interatividade dos jogos, busca-se: Facilitar a aprendizagem; Engajar os alunos; Promover a retenção do conhecimento; Desenvolver habilidades de resolução de problemas; Estimular o trabalho em equipe; Adaptar-se às diferenças Individuais. As produções foram um sucesso!  
foto
Animais marinhos e o Grupo 3 e 4
Nossos pequenos do Grupo 3 e 4 estão aprofundando conhecimentos sobre os animais marinhos. Com muito carinho, mergulharam as mãozinhas e descobriram seres maravilhosos. Enquanto se depararam com eles, exploravam e conversaram sobre suas características: texturas de cada animal encontrado, cores e diferenças entre eles.  
foto
Projeto Fim de Tarde 2º Ano
Projeto Fim de Tarde Momentos assim, emocionam! Na tarde do dia 25 de outubro de 2023, finalizando o tema Mudanças na paisagem como conhecer o passado da cidade?, tivemos a presença dos pais da turma do 2º Ano, onde em equipes ou por família, enriqueceram nosso final de tarde com informações, memórias, histórias, personalidades e conhecimentos genuínos, sobre o passado e momentos marcantes no desenvolvimento do nosso querido Vale do Rio Tijucas. Família e escola reunidos, edificando ainda mais a presença e o real sentido de pertencimento, onde unidos, reunimos a real força que o conhecimento têm. Que tarde emocionante!  
foto
Saúde mental
Pesquisa realizada com os alunos do Ensino Médio no CENI sobre saúde mental Em 24 de outubro de 2023, o coordenador Luciano e a psicóloga Juliana Regina Lourenço (CRP 12/03036) se reuniram com os alunos do Ensino Médio para compartilhar os resultados da pesquisa realizada sobre a saúde mental. Além disso, aproveitaram a oportunidade para discutir doenças invisíveis e como as empresas estão abordando esse tema com seus colaboradores. Utilizaram também o vídeo “Futuro do Trabalho, a importância da saúde mental”. Segue o  link: [https://youtu.be/t4xVwoKxQjY?si=1J2JlYDJ51ZDIO7y]. Os resultados da pesquisa foram os seguintes: Bem-estar emocional: Os alunos destacaram a importância do pensamento positivo e otimismo para seu bem-estar emocional. Eles acreditam que as coisas darão certo e se sentem emocionalmente estáveis.  O estresse e as pressões escolares foram destacados, com muitos alunos mencionando desafios relacionados a aulas, provas e desempenho acadêmico. Eles também lutam para lidar com emoções, expressá-las e reconhecê-las adequadamente, sendo o perfeccionismo e autoexigência fatores que contribuem para essas dificuldades. Frequência de estresse: Os alunos relataram sentir estresse durante as semanas de provas e, pelo menos, uma vez por semana devido à quantidade de atividades e dificuldade de gerenciar o tempo. Os fatores incluem sobrecarga de estudos, pressão, competição, problemas interpessoais, falta de empatia, barulho, conteúdos massivos nas aulas e problemas pessoais, como pressões familiares. Alguns alunos enfrentam estresse adicional devido ao trabalho em outros turnos e tarefas domésticas, juntamente com a carga do Ensino Médio. Suporte emocional: Alguns alunos sentem falta de apoio emocional, compreensão e reconhecimento de seus esforços, o que afeta suas relações com família e amigos. Ansiedade em relação ao desempenho: Cerca de 49% dos alunos relataram alta ansiedade em relação ao desempenho escolar, 27% moderada, 16% baixa e 8% ausência de ansiedade. Apoio da escola: A maioria (69%) dos alunos sente apoio dos professores e funcionários da escola, mas 31% percebem a falta de apoio. Busca por ajuda: Alguns alunos buscam ajuda quando necessário, enquanto outros preferem lidar com problemas sozinhos, por timidez ou outras razões. Alguns também mencionaram atividades específicas, passatempos e religião como fontes de apoio emocional. A maioria dos alunos não se sente confortável em falar abertamente sobre saúde mental com seus colegas de classe, indicando que o assunto é visto como pessoal ou sensível para muitos deles.  Autocuidado: A maioria dos alunos valoriza o autocuidado, integrando estratégias como exercícios físicos, meditação e hobbies em suas vidas. No entanto, alguns não o fazem com a mesma frequência, devido a falta de tempo, interesse ou compreensão dos benefícios do autocuidado. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos tristes, ansiosos ou preocupados, mas às vezes esses sentimentos podem se tornar mais intensos e duradouros, levando a algo chamado transtornos psicológicos.    
Anterior de 10 Próxima
Acesse o Portal COC
Cadastre-se e receba nossas novidades
Rua: Francisco Souza Filho, 50 • Centro • CEP 88230-000 • Canelinha • SC • (48) 3264-1527 Desenvolvido por Ydeal Tecnologia